Doenças Infecciosas e Medicina do Viajante

Especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento de infeções causadas por micro-organismos, sejam eles bactérias, vírus, parasitas ou fungos.

Nesta especialidade está ainda integrada a Consulta do Viajante.

A medicina do viajante que tem como objetivo a prevenção, diagnóstico, e tratamento de doenças infeciosas, e outras ocorrências que podem surgir no decurso de viagens, em particular, para regiões em vias de desenvolvimento.

Estas consultas são importantes para:

Avaliar as condições de saúde individuais antes da viagem. Pode ser especialmente importante para grávidas, crianças, idosos, pessoas com doenças crónicas e sob medicação, etc.

Receber conselhos sobre medidas preventivas a adoptar antes, durante e depois da viagem, tais como vacinação, medicação preventiva da malária, informação sobre higiene pessoal, cuidados a ter com a água e alimentos, etc.

Administrar as vacinas necessárias e fazer o respectivo registo no Boletim de Vacinas e no Certificado Internacional de Vacinação.

Obter as receitas para os medicamentos eventualmente necessários.

Recolher informações sobre a assistência médica no país de destino e aconselhamento sobre o kit farmacêutico que se deve levar.

Receber assistência médica após o regresso e diagnosticar problemas de saúde possivelmente contraídos durante a viagem.

Corpo Clínico