Carlos Barros

Carlos Barros
Especialidade

Ginecologia e Obstetrícia

Nº da cédula profissional

23720

Formação Académica

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, em 16 de Outubro de 1980, com a classificação final de 15 valores.

Durante o curso frequentou, semanalmente e de forma regular, o Serviço de Urgência do Hospital de Santa Maria o que constituiu, na sua forma voluntária, para além de uma valiosa aquisição prática complementar, uma riquíssima vivência humana que lhe moldou para sempre a sua atitude na relação médico-doente.

De Janeiro de 1981 a Dezembro de 1982, fez o estágio do Internato de Policlínica, tendo realizado a valência de saúde pública (8 meses) no Centro de Saúde do Montijo e os vários estágios clínicos (14 meses) no Hospital de Santa Maria, com excepção de ginecologia e obstetrícia (2 meses) que realizou na Maternidade Dr. Alfredo da Costa.

No ano lectivo de 1981/82, frequentou o curso de Saúde Pública e Medicina Tropical no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, tendo concluído com a classificação final de 15 valores.

A 14 de Março de 1983 foi incorporado no serviço militar obrigatório. Cumpriu como Aspirante a Oficial Miliciano Médico na Escola Prática de Infantaria em Mafra, onde desempenhou funções de médico chefe de uma enfermaria com cerca de dúzia e meia de camas, 2º médico, 3 enfermeiros, 8 socorristas e, ainda, uma secretaria e farmácia próprias.

Durante os 13 meses de permanência nesta unidade militar efectuou sobretudo um trabalho de medicina de ambulatório aos militares e famílias, apoio médico nas provas de campo e no âmbito da higiene dentro da unidade.

Passou à disponibilidade a 13 de Agosto de 1984.

Em Outubro de 1984 fez o Concurso Nacional de Acesso ao Internato Complementar tendo ficado em 461º lugar em cerca de 1266 candidatos, com 55%.

Iniciou o Internato Complementar de Ginecologia e Obstetrícia em 1 de Março de 1985, tendo feito o exame final em Agosto de 1991 com a classificação de 17,1 valores, na Maternidade Dr. Alfredo da Costa.

Mantém funções, desde então, no Serviço de Ginecologia daquela instituição, primeiro como assistente eventual e posteriormente, desde Abril de 1995, como assistente do quadro.

Entre 1995 e 1996, colaborou de forma regular com o Serviço de Ginecologia do Hospital Distrital de Santarém, para dar o apoio técnico à criação e prática da cirurgia endoscópica ginecológica, laparoscopia e ressectoscopia.

Ainda no âmbito da formação e colaboração entre hospitais e a convite do director do Serviço de Ginecologia do Hospital de Ponta Delgada, deslocou-se por duas vezes entre 2006 e 2007 a esta instituição, para dar formação técnica e prática na execução de cirurgia histeroscópica por ressectoscopia.

Obteve o grau de Consultor de Ginecologia/Obstetrícia, por concurso, em Maio de 1999, tendo passado à categoria de Assistente Graduado da Maternidade Dr. Alfredo da Costa.

Atividade Profissional

Até ao final de 2005 desenvolveu a sua actividade no âmbito da ginecologia geral, médica e cirúrgica, tendo adquirido competência especial em endoscopia, cirurgia laparoscópica e histeroscopia diagnóstica e cirúrgica.

Dentro do Serviço de Ginecologia, é ainda responsável de uma consulta de vigilância e apoio terapêutico da gravidez ectópica.

Durante este período realizou um estágio de Outubro a Dezembro de 1992, em Ginecologia Oncológica, no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil de Lisboa.

Foi convidado para assessor da Direcção Clínica do seu hospital, cargo que desempenhou desde o final de 2003 até à integração da Maternidade no Centro Hospitalar Lisboa Central, em Março de 2012.

Lecciona como assistente da cadeira de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.

É Coordenador de Oncologia Ginecológica da Maternidade Dr. Alfredo da Costa desde Janeiro de 2006. Diferenciou-se nesta área da oncologia no IPO de Lisboa, entre 2006 e 2009 e prestou serviço como médico colaborador desta instituição, a convite da Directora do Serviço de Ginecologia, entre Setembro de 2010 e Junho de 2013.

Desempenha ainda as funções de Chefe de Equipa do Serviço de Urgência da Maternidade, desde Outubro de 2006.

Horário

Quinta-Feira - das 16h30 às 20h00